Formação de Associativismo e Participação Juvenil

Ação de formação para jovens | 26-27 Janeiro, 09 e 10 Fevereiro | Gratuito

Queres desenvolver uma iniciativa ou projeto para a comunidade ou construir competências para a criação do teu projeto pessoal?

A formação de Participação e Associativismo Juvenil pretende dar ferramentas e conhecimento a jovens para desenvolverem causas e iniciativas no concelho de Sintra. As formação está dividida em duas ações que acontecem em dois fins de semana – 26 e 27 de Janeiro, 09 e 10 de Fevereiro de 2019na Casa da Juventude da Tapada das Mercês.

Vamos fazer uma introdução através de atividades praticas e interativas que recorram a dinâmicas não formais, à partilha de conhecimento e ideias entre participantes e reflexão sobre casos práticos. Esperamos transmitir conhecimentos e ferramentas que poderão utilizar nos seus projetos e iniciativas ou em organizações (formais ou informais) já existentes.

A formação inclui mentoria aos grupos e jovens individuais que participem nas ações de formação e pretendam desenvolver ideias de projetos.

Temas: Participação Juvenil, Associativismo e Planeamento Estratégico.

As inscrições são até ao dia 16 de Janeiro e o formulário de inscrição pode ser encontrado mais abaixo.

para QUEM?

Esta formação é destinada a jovens e técnicos que trabalhem com grupos de jovens, ambos que estejam nalguma das seguintes situações:

– Querem implementar iniciativas ou causas com fins culturais, ambientais, sociais, recreativos e/ou políticos, sem fins lucrativos.

– Procuram formas de ocupar os seus tempos livres, de desenvolver competências interpessoais e criar contactos nas áreas anteriormente mencionadas.

– Querem saber mais sobre o sector associativo e conhecer as potencialidades e desafios de uma associação juvenil.

– Querem estabelecer ou integram um grupo informal, associação, cooperativa ou organizações semelhantes e procuram apoio para começar a definir a estratégia para um projeto ou organização.

Esta formação poderá também ser útil aos jovens que:

– Quer desenvolver competências e receber ferramentas úteis para o planeamento e implementação de um projeto pessoal ou um negócio, independentemente da natureza lucrativa ou não lucrativa.

– Querem explorar novas vertentes sociais para a sua ideia de projeto ou negócio.

A participação no programa está limitado a 25 vagas. Os participantes com menos oportunidades(*) e jovens do concelho de Sintra terão prioridade na seleção.

(*) por referenciação de organizações ou dos jovens, por email (geral@youthcoop.pt) ou pelo formulário de inscrição.

 

Programa DaS FORMAçÕES

Resumo

Quando: 26 e 27 de Janeiro, 09 e 10 de Fevereiro de 2019

Horário: 10:00 – 13:00, 14:30 – 18:30

Local: Casa da Juventude da Tapada das Mercês, Rua Padre Alberto Neto, n.º 6, Mercês

Para quem: Jovens com idades entre os 13 e os 30 anos de Sintra, incluindo jovens de organizações juvenis, de grupos informais, líderes associativos, jovens técnicos de juventude ou sociais (Youth workers), jovens que queiram desenvolver ou participar em projectos e iniciativas locais: técnicos que trabalhem com grupos de jovens em Sintra.

Custo: Gratuíto

Inscrições: https://goo.gl/forms/pykdVaEshOyjl5YI3 – Até dia 23 de Janeiro.

Contactos:

Jorge Gomes – geral@youthcoop.pt. | 961 172 283

Catarina Beja – deju.juventude@cm-sintra.pt | 219 267 080

Esta iniciativa é uma parceria conjunta da Câmara Municipal de Sintra e Youth Coop – Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania.