Oportunidade CES – Voluntariado na Itália

Voluntariado Jovem Internacional – Corpo Europeu de Solidariedade | 11 meses | Recanati, Itália

Chegou uma nova oportunidade de voluntariado internacional na Itália para apoiar atividades comunitárias com crianças, jovens e séniors. Será um momento para novas aprendizagens em conjunto com mais voluntários e voluntárias e para experimentares a lidar com diferentes pessoas.

Vem conhecer o Centro Culturale Fonti San Lorenzo – uma associação de voluntariado que construiu um centro comunitário para criar um espaço de convívio e organizar diversas atividades e projetos sociais, culturais e ambientais. Vais poder contribuir para um projeto com impacto direto na comunidade local!

Temos vagas para 1 voluntario/a internacional para participar num projeto de longa duração de onze meses ligados à animação e intervenção comunitária.

ESC 2 ESC - Escape from Societal Cynicism to Engage Social Change

Escapar do Cinismo Social para Gerar a Mudança Social

Local: Recanati, Itália

Duração: 11 meses, inicio em Fevereiro de 2020

Destinatários: Jovens residentes em Portugal com idades entre 18 e 30 anos, com prioridade jovens com menos oportunidades.

Áreas: Animação comunitária; Apoio à dinamização de atividades para crianças, jovens e adultos; Educação não formal;

Organização de coordenação e acolhimento: Centro Culturale Fonti San Lorenzo

Custo: Gratuito, de acordo com as condições do Corpo Europeu de Solidariedade (ver mais abaixo)

Dúvidas e contactos: geral@youthcoop.pt

Voluntariado de longo termo - 11 Meses

Duração: 47 semanas (11 meses)

Data de inicio: 19/02/2020

Data de Final: 18/01/2021

Número de vagas: 1 vaga para Portugal.

Mais informações: Centro Fonti San LorenzoCES Placement

CandidaturaS

Prazo de inscrições: 16/01/2020 Até ao preenchimento da vaga.

Instruções adicionais: Será necessário enviares uma carta de motivação e CV para projects@centrofontisanlorenzo.it para validar a tua candidatura.

Podemos ajudar-te na elaboração ou revisão dos documentos pedidos – 
caso pretendas esta ajuda, entra em contacto connosco primeiro através
de geral@youthcoop.pt.

Tarefas dos Voluntários

Poderás escolher apoiar uma ou mais das seguintes atividades:

  • Trabalhar com crianças em um contexto dinâmico (biblioteca de brinquedos e espaço de recreio);
  • Centro de Agregação Juvenil (crianças com 11 ou mais anos);
  • Cuidar de bens comuns (jardim, praça, centro de agregação) e projetos relacionados no bairro;
  • Comunicação, organização e promoção de eventos;
  • Apoio à construção de uma comunidade educacional no bairro (projeto com escolas e outras partes interessadas);
  • Atividades de promoção da solidariedade na Europa;
  • Planear e promover a inclusão nas atividades desportivas;

O voluntário ideal deverá ser um ou uma jovem motivada para trabalhar com pessoas todos os dias, sobretudo com crianças, jovens e idosos. Procuramos pessoas que se encaixem nos valores do centro cultural, como a tolerância, a interculturalidade, a participação, a democracia e o trabalho em equipa, que tenham uma mente aberta e uma atitude positiva, flexibilidade para se adaptar a possíveis mudanças e imprevistos, iniciativa, criatividade e respeito aos demais e a diferentes ideias, com curiosidade e comunicativo/a.

Condições e Custos

Esta oportunidade de voluntariado é co-financiada pelo programa Erasmus + (Comissão Europeia) no âmbito do Serviço Voluntário Europeu.

O programa inclui: alojamento, alimentação, deslocação diária entre alojamento e o local de voluntariado, seguro de saúde e a deslocação diária. O/a participante ainda receberá uma bolsa mensal para pequenos gastos diários (máximo de 5,00€ por dia).

Os/as voluntários/as terão direito a reembolso das viagens internacionais até a um orçamento limite de 275,00€.. Caso a viagem exceda este valor, esse excedente será suportado pelo participante. O/a voluntário/a será preparada e acompanhada por um técnico/a da Youth Coop no inicio e após o final do projeto, mantendo-se em contacto durante a duração do voluntariado. As organizações envolvidas poderão procurar soluções para situações onde o/a candidato não possa adiantar o valor da viagem de forma a garantir a participação de jovens com dificuldades económicas.

A seleção será feita pela organização parceira com base na motivação e perfil do candidato, sendo fator preferencial a participação de jovens com menos oportunidades.

O Centro Fonti SAN LORENZO

O Centro Cultural Fonti San Lorenzo é uma associação voluntária comprometida em preservar e manter vivo um dos poucos espaços de socialização do distrito homónimo de Recanati.

Foi fundada no início dos anos 90, ocupando e recuperando uma quinta e o parque abandonado ao seu redor, tornando-se na sede permanente da associação em virtude de um acordo com o município.  A ONG tem crescido ao longo do tempo, lutando porque esse mesmo espaço se torna um local de agregação desde os 0 aos 100 anos de idade, de proposta cultural, de solidariedade, democracia participativa e justiça social.

O Centro Cultural representa uma das principais realidades sócio-agregativas da Região, tanto em termos de qualidade como de quantidade de iniciativas. Está neste momento a desenvolver a 11ª edição do festival de música feita por voluntários, têm um centro de agregação diário com atividades para crianças e jovens e espaço para eles desenvolverem seus próprios projetos, está a desenvolver a 2ª edição do acampamento de verão gratuito para crianças e representam um ponto de contato entre a realidade local e a Europa, sendo a organização de envio e acolhimento do Serviço Voluntariado Europeu (atual Corpo Europeu de Solidariedade) há 4 anos.

Em quase 30 anos de atividade, o Centro envolveu jovens “de todas as idades” de Recanati em muitas iniciativas recreativas, culturais e sociais, baseadas nos valores de participação, cuidado, realização individual e coletiva.