Direitos Humanos no teu olhar

Dezembro 2019 a Janeiro 2020 | Exposição Participativa | Direitos Humanos

A Exposição

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos – 10 de Dezembro lançamos-te o desafio de representares os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da Fotografia.

Queremos desconstruir estes direitos na realidade e intrepretação dos jovens com recurso à ferramenta Photo Voice.

Contamos com os teus contributos!

A exposição estará em construção até ao início de 2020 no Centro Lúdico das Lopas em Agualva-Cacém.

Como podes participar?

Para participar basta fazeres o seguinte:

  • Escolhe um dos 30 artigos da declaração universal dos direitos humanos - confirma connosco se alguém já está a trabalhar nele.
  • Ler o artigo e pensar como o poderás representar;
  • Tirar uma foto que para ti represente esse artigo;
  • Escrever uma frase sobre porque escolheste essa foto - pode ser uma descrição da foto, uma pequena história ou até uma reflexão da tua visão sobre aquele artigo. Mantêm um máximo de 50 palavras.
  • Enviar para geral@youthcoop.pt - Podes indicar também tua idade e o teu nome, uma alcunha ou aparecer como "anónimo".

A exposição surge como ação final do projeto “LINHA – Participação Juvenil em Comunidades Locais” que envolveu mais de 200 jovens de Sintra, em sessões de consulta, capacitação e debate, de forma a promover e fomentar uma participação significativa dos e das jovens na vida cívica e democrática das suas comunidades. A sua ação visa suscitar o debate entre os jovens e os responsáveis políticos, tendo em vista contribuir para o desenvolvimento de políticas de juventude.

O porquê da tua participação?

Esta exposição reforça a ação na promoção da Educação para os direitos humanos com jovens, que beneficia não só a sociedade, mas também os próprios participantes. Nas sociedades contemporâneas, os e as jovens são cada vez mais confrontados/as com processos de exclusão social, com diferenças religiosas, étnicas e nacionais, e com as desvantagens – e vantagens – da globalização. A Educação para os Direitos Humanos aborda estas questões e pode ajudar a criar sentido das diferentes crenças, atitudes e valores, e das aparentes contradições das sociedades multiculturais modernas nas quais vivemos.

Trata-se de uma iniciativa da Youth Coop – Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania e financiado pelo Programa Erasmus + da união europeia no âmbito da Ação Chave 3 – Apoio à reforma das políticas, representado em Portugal pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.