Educação Não Formal

O que é?

Educação Não Formal é um processo estruturado e participativo de aprendizagem social, integrando  a participação voluntária e centrada no formando, sendo considerados essenciais os processos de aprendizagem e reflexão entre pares.

Tem como parte integrante o desenvolvimento de saberes, competências e valores sociais e éticos, acontecendo por norma fora do ensino formal mas sendo um complemento ao mesmo.

Como é Feito?

As sessões são estruturadas por facilitadores ou formadores, utilizando várias técnicas de trabalho que envolvam os participantes de forma atrativa e potenciando o impacto através de experiências práticas, partilha e reflexão entre pares. Resulta num conjunto de atividades com um encadeamento de crescimento lógico no grupo, onde o foco nos formandos pressupõe o ajuste das sessões às necessidades dos participantes como grupo.

Grande parte da educação não formal na nossa sociedade é levada a cabo por organizações não governamentais envolvidas na comunidade e no trabalho de juventude.

A Nossa Visão

A Youth Coop nas suas ações utiliza a Educação não formal como uma metodologia para a capacitação e empoderamento de jovens. Consideramos que os jovens têm em si todas as capacidades para aprender coisas novas através da partilha de experiências e conhecimento entre pares.

A nossa equipa tem experiência e formação na área da Educação Não formal, obtida através de formações Internacionais e do Conselho Nacional de Juventude e do trabalho realizado com diversas organizações de juventude.

Definição da educação não formal do Conselho da Europa.