Jovens ODS – Pelo Desenvolvimento Sustentável

Voluntariado Jovem // Criação de Iniciativas Juvenis // Comunidade || 06 a 10 de Agosto || Rio de Mouro, Sintra | Gratuito

Jovens pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, para Erradicar a Pobreza, para Erradicar a Fome, pela Saúde de Qualidade, pela Educação de Qualidade, pela Igualdade de Género, pela Água Potável e Saneamento, pelas Energias Renováveis Acessiveis, pelo Trabalho com Dignidade, pelo Crescimento Económico, pela Indústria e Inovação, pelas Infrastruturas, pela luta contra as Desigualdades, por Cidades e Comunidades Sustentáveis, pela Produção e Consumo Sustentáveis, pela Ação Climática, pela Proteção do Meio Ambiente, pela Paz e Justiça

A Youth Coop dá-te a possibilidade de ocupares o teu verão  uma semana para desenvolveres iniciativas para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Esta agenda é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo que pretende criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas.

O que É?

O projeto Jovens ODS é um projeto de voluntariado jovem que não podes perder. Durante uma semana terás a oportunidade de planear e implementar uma iniciativa juvenil para a comunidade baseadas nos objetivos de desenvolvimento sustentável e junto da população de Rio de Mouro.

Vamos proporcionar-te um ambiente participativo e divertido onde passarás pela conceção, estruturação, implementação e reflexão de iniciativas juvenis. Vais ter momentos para pensar e conversar sobre as potencialidades e necessidades da comunidade.

Poderás participar mesmo que não tenhas uma ideia! Basta trazeres uma dose de boa disposição acompanhada de alguma curiosidade.  😎

A participação é gratuita e inclui bolsa para apoio na deslocação e alimentação dos participantes.

Quais são os Objetivos?

Este projeto tem como objetivos fomentar a Participação Cívica e o Voluntariado Jovem, contribuindo para o aumento do sentimento de pertença
à comunidade e o desenvolvimento de competências nos jovens como a Pro-atividade, a Comunicação, o Trabalho em Equipa e o Espírito de Iniciativa.

Os/as jovens voluntários/as terão a possibilidade de desenvolver a sua iniciativa o apoio e mentoria da Youth Coop.

Aproveita esta oportunidade para conheceres como podes transformares o mundo começando pela tua comunidade!

Poderás saber mais detalhes sobre cada objectivo no site do Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC), carregando em cada ícone para abrir os detalhes da Agenda 2030 para esse mesmo objetivo.

Inscrições e Outras Informações

Inscrições são livres e gratuitas. É feita na plataforma dos programas de voluntariado do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude em:

https://programas.juventude.gov.pt/geracaoz/acoes (procurar por “Jovens ODS” na primeira coluna).

O programa inclui uma bolsa diária de apoio ao voluntariado para os participantes, atribuída com base na assiduidade de cada participante.

As inscrições e a sua gestão está a cargo dos serviços do IPDJ, sendo a lista de participantes transmitida posteriormente à Youth Coop.

Quando? De 06 a 10 de Agosto.

Data limite para inscrições no dia 01 de Agosto.

Para quem? 15 Jovens com idades entre 16 e 30 anos.

Onde? Em Rio de Mouro, concelho de Sintra.

Contactos através do email geral@youthcoop.pt ou através do nosso formulário de contacto.

Esta iniciativa tem um total de 15 vagas para participantes.

 

Trata-se de uma iniciativa Youth Coop – Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania em parceria com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, através do programa de apoio ao voluntariado jovem “Geração-Z”..