Órgãos sociais

Composição – Triénio 2018 a 2020

A Youth Coop apresenta-se como cooperativa no ramo da solidariedade social visando desenvolver o sector da juventude com iniciativas e projectos para a capacitação e emancipação de jovens e estruturas juvenis, tanto a nível local como também a nível regional e recorrendo a abordagens de desenvolvimento comunitário.

Mesa da Assembleia Geral
Titular Único:
Adriano António Costa dos Reis

Órgão de Administração
Administradora Única: Edite Cristina Pereira Fernandes

Órgão de Fiscalização
Fiscal Único: Jorge Miguel Correia Antunes Gomes

Os órgãos sociais são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos com a duração de três anos. O órgão de administração e o órgão de fiscalização poderão ser compostos, respectivamente, por um administrador e fiscal únicos, quando a cooperativa tenha menos de 20 (vinte) cooperadores. Em alternativa serão respectivamente compostos por um Conselho de Administração e um Conselho Fiscal. 

Notas

A vida social da cooperativa é importante para o desenvolvimento espírito de pertença comum da organização e da comunidade. Pretendemos criar condições para a realização de um fim que promova o desenvolvimento comunitário com foco na área da juventude através da cooperação e entreajuda entre cooperadores/as, tendo em conta o respeito dos deveres e direitos presentes no Código Cooperativo e nos estatutos e regulamentos da Youth Coop.

Para nós os actos sociais (as reuniões de assembleia geral, entre órgãos sociais e cooperadores) é uma forma de cultivar valores cooperativos como a democracia, a igualdade, a equidade e da solidariedade. Muito além de serem simples actos “pró-forma”, são momentos para reunir esforços, motivações pessoais e ideias para procurarmos um chão comum que encaixe na missão e objecto social da Youth Coop. Os órgãos sociais são uma forma de estruturação das responsabilidades de gestão, fiscalização e deliberação dentro da cooperativa. Promovemos a formação e a cultura cooperativa a todos os/as nossos/as cooperadores/as, colaboradores/as e trabalhadores/as.