Relatório de Atividades e Contas 2018

O relatório de Contas e Atividades foi aprovado em Assembleia Geral no dia 23 de Abril de 2019. O documento não só serve para documentar o funcionamento da cooperativa, os seus valores e linhas orientadoras, mas também relata as atividades desenvolvidas ao longo de 2018.

Conclusões

2018 constituiu um ano de grande empenho, trabalho e resiliência por parte dos cooperadores da Youth Coop em prol da sociedade. Dado estarmos no primeiro ano de atividade, um dos aspetos que mereceu grande empenho neste ano foi a criação e consolidação de parcerias e contactos tanto a nível local, como internacional, para projetos futuros.

No ano de 2018, a Youth Coop contou com a participação de 873 jovens nas suas diversas atividades, acompanhou 15 jovens com projetos locais, criou oportunidades de voluntariado de curta ou longa duração para 60 jovens em 24 projetos e atividades nacionais e internacionais.

Consideramos que para o nosso primeiro ano de atividade oficial a equipa conseguiu atingir a trajetória ambicionada no âmbito de trabalho de juventude tendo o foco a capacitação dos participantes e o desenvolvimento comunitário.

O reconhecimento enquanto organização equiparada a IPSS reforça o valor do trabalho social que a cooperativa desenvolve para a inovação e adaptação face às respostas sociais necessárias. O reconhecimento do Instituto Português do Desporto e Juventude ao conceder-nos o Prémio de Boas Práticas de Voluntariado Jovem consolida a pertinência da nossa ação.

A inclusão de jovens com menos oportunidades nas nossas atividades constituiu uma constante preocupação da equipa, de forma a contribuir positivamente para o seu desenvolvimento bem como o esbatimento das barreiras que estes jovens enfrentam no dia a dia, que os possam impedir de desenvolver competências para a vida adulta e criar espaço para comportamentos de risco.

Neste momento, estamos a desenvolver métodos mais eficazes para conseguirmos contribuir positivamente para a inclusão destes jovens nas nossas atividades, através de parcerias com organizações sociais e escolas. No ano de 2018, conseguimos incluir 52 jovens com menos oportunidades nas atividades nacionais e internacionais da Youth Coop, constituindo 6% do total número de participantes. Deve-se notar que este número é referente aos participantes que conseguimos identificar através do formulário de avaliação anónimo, expressão direta por parte do participante ou pelo trabalho em parceria com outras entidades.

Ao longo do ano, conseguimos efetivar várias parcerias essenciais e candidaturas-chave para garantir a sustentabilidade e trabalho digno dos cooperadores, criando condições essenciais e a motivação para a integração de novos membros em anos futuros, o que permitirá alargar o trabalho e impacto social da cooperativa.

Agradecimentos

O trabalho desenvolvido pela Youth Coop desde 2017­ não seria possível sem o apoio fundamental dos seus parceiros locais e internacionais, que fizeram com que fosse possível uma ação baseada na cooperação e trabalho em rede, aumentando o impacto dos projetos nas comunidades.

“Alone we can do so little; together we can do so much.”

– Helen Keller – Ativista Social