Relatório de Atividades e Contas 2019

O relatório de Contas e Atividades foi aprovado em Assembleia Geral no dia 30 de Junho e 2020. O documento não só serve para documentar o funcionamento da cooperativa, os seus valores e linhas orientadoras, mas também relata as atividades desenvolvidas e resultados atingidos ao longo ano de 2019.

Poderás consultar o relatório completo ou por secções.

DOCUMENTOS

Relatório DIVIDO por secções

OUTROS

Resultados em 2019
0 +
Total de jovens envolvidos em atividades
0 +
Participantes identificados jovens como menos oportunidades
0
Voluntários em projetos de curta e longa duração
0
Jovens apoiados em projetos locais
0 +
Horas de atividades promovidas pela Youth Coop e os seus parceiros

Conclusões

2019 constituiu um ano de empenho contínuo, trabalho em rede e resiliência por parte dos cooperadores da Youth Coop em prol da sociedade. Neste ano reforçámos os nossos esforços na criação e consolidação de parcerias e contactos tanto a nível local, como internacional, para projetos futuros e trabalho em parceria. Em 2019, a equipa reforçou a sua participação em atividades de formação e networking tornando o ano cheio de aprendizagens e desenvolvimento de competências para o trabalho na área da juventude, facilitação e metodologia da Educação Não Formal.

Começámos a consolidar uma comunidade de jovens associados à Youth Coop que reconhecem o benefício em participar nas suas iniciativas e querem estar mais envolvidos, sentindo-se mais ligados à comunidade e à vontade para desenvolver iniciativas em conjunto dentro da organização.

Reforçamos a nossa estratégia local e enfrentamos com sucesso vários desafios, como a sustentabilidade, a implementação de projetos, e o desconhecimento da comunidade sobre a importância / impacto do trabalho de juventude no desenvolvimento dos jovens.

No ano de 2019, a Youth Coop contou com a participação de 1605 jovens nas suas diversas atividades, acompanhou 18 jovens com projetos locais, criou oportunidades de voluntariado de curta ou longa duração para 32 jovens nos seus projetos e atividades nacionais e internacionais.

Consideramos que conseguimos dar continuidade à nossa estratégia local no âmbito de divulgação e advocacy[1] pelos direitos dos jovens e trabalho de juventude que ambiciona promover nas suas áreas de atuação a capacitação dos participantes e o desenvolvimento comunitário.

A inclusão de jovens com menos oportunidades nas nossas atividades constituiu uma constante preocupação da equipa, de forma a contribuir positivamente para o seu desenvolvimento bem como o esbatimento das barreiras que estes jovens enfrentam no dia-a-dia, que os possam impedir de desenvolver competências para a vida adulta e criar espaço para comportamentos de risco.

Neste momento, estamos trabalhar na consolidação de métodos mais eficazes para conseguirmos contribuir positivamente para a inclusão destes jovens nas nossas atividades, através de parcerias com organizações sociais e escolas. No ano de 2019, conseguimos incluir 88 jovens com menos oportunidades identificados, nas atividades nacionais e internacionais da Youth Coop.

Deve-se notar que este número é referente aos participantes que conseguimos identificar através do formulário de inscrição / avaliação anónimo, expressão direta por parte do participante ou pelo trabalho em parceria com outras entidades. Visto que nas atividades que envolveram mais participantes em 2019 (sessões em escolas e Sintra Voluntariado Jovem), não nos foi possível contabilizar o número de jovens com menos oportunidades tendo em conta a natureza das sessões, pelo que estimamos que este número  este seja bastante maior.

Ao longo do ano, conseguimos efetivar várias parcerias essenciais e candidaturas-chave para garantir a sustentabilidade e trabalho digno dos cooperadores, criando condições essenciais e a motivação para a integração de novos membros em anos futuros, o que permitirá alargar o trabalho e impacto social da cooperativa.

A Youth Coop integrou a estratégia da rede dos equipamentos lúdicos da Câmara Municipal de Sintra, no Centro Lúdico das Lopas em maio de 2019, passando a realizar vários dos seus projetos no espaço numa lógica de cogestão.

Criamos cerca de 600 horas de atividade promovidas pela Youth Coop e seus parceiros em 2019, (não contabilizando as oportunidades de voluntariado de longa duração – 6 meses – em países europeus), um valor que reforça o nosso empenho e dedicação à missão da cooperativa, criando oportunidades de desenvolvimento de competências, valores e perspetivas de futuro com e para jovens, contribuindo para a sua transição para a vida adulta em sociedade.

Em 2019, conseguimos beneficiar um número elevado de jovens através do nosso trabalho ao promover a cidadania e o nosso objeto social, no entanto para os anos futuros queremos fomentar uma participação continuada dos jovens em projeto a longo prazo fomentar uma estratégia de trabalho a longo prazo no desenvolvimento pessoal e social dos mesmos.

[1] Apoio público de uma ideia, plano, ou forma de fazer algo; influência. Fonte: Dicionário de Cambridge

Agradecimentos

Todo o trabalho desenvolvido pela Youth Coop não seria possível sem o apoio fundamental dos seus parceiros locais, nacionais e internacionais, que fizeram com que fosse possível uma ação baseada na cooperação e trabalho em rede, aumentando o impacto dos projetos nas comunidades.

  • À Câmara Municipal de Sintra, em especial, ao Departamento de Educação, Juventude e Desporto por todo o trabalho em parceria e apoio no Centro Lúdico das Lopas e ao Departamento de Solidariedade e Inovação Social pelo apoio e acolhimento no Start Lab;
  • À Juntas de Freguesia Agualva e Mira Sintra e União de Freguesias de Cacém e São Marcos;
  • À Agência Nacional Erasmus Mais;
  • À Fundação Europeia da Juventude;
  • À CASES – Cooperativa António Sérgio Para a Economia Social e aos seus técnicos pela formação e apoio no âmbito do programa Coop Jovem e ajuda na estruturação da ação da cooperativa;
  • Aos Contabilistas, Sr. António Martins e Sra. Helena Martins por todo o apoio e trabalho;
  • Ao IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e Centro de Juventude de Lisboa;
  • À RJ Anima – Associação de Dinamização Ambiental, Social e Cultural pela cooperação nos vários projetos de desenvolvimento local;
  • À Rede Internacional Generation Europe por todo o conhecimento que temos obtido e partilhado.
  • Finalmente a todos os cooperadores, amigos, familiares, voluntários e simpatizantes que tem colaborado ativamente com a ação da cooperativa.

“Never doubt that a small group of thoughtful, committed, citizens can change the world. Indeed, it is the only thing that ever has.”

– Margaret Mead – Antropóloga