Shrinking Cities

"Strengthening the role of youth work in contesting dynamics of shrinking cities"

A YouthCoop faz parte de uma parceria estratégica europeia para estudar os desafios ligados com o fenómeno da redução populacional em cidades e centros urbanos da União Europeia.

A redução populacional afeta diversas cidades portuguesas e europeias, podendo até ser observado em capitais europeias como Zagreb, onde existe um movimento populacional anual, conhecido como êxodo, para outros locais.

Em Portugal este fenómeno tem vindo a ser observado ao longo de décadas com o crescimento populacional das cidades litorais e o decréscimo populacional das regiões do interior do país. O fenómeno que denominamos de “Shrinking City” (Cidade Minguante) poderá acontecer em qualquer centro urbano em que se verifica uma gradual descida de população em geral ou de faixa etária populacional (por exemplo: os jovens).

O projeto tem como objetivo contribuir para a criação de novas estratégias de inclusão social e participação cívica para jovens que residam em Shrinking Cities. Será realizado um estudo destes desafios e fatores que contribuem para a ocorrência deste fenómeno em diversas cidades europeias e verificar como o trabalho de juventude (Youth work) poderá ser utilizado para atenuar ou até reverter este efeito.

Procuramos um/a investigador/a!

Para trabalhar e colaborar connosco neste projeto.

Descobre mais

Linha Temporal

  • Novembro de 2018 – Encontro de lançamento “Kick off”;
  • Janeiro de 2019 – Encontro para definição da Metodologia;
  • Janeiro a Maio de 2019 – Implementação do estudo em cada país;
  • Junho a Setembro de 2019 – Análise dos resultados, criação, análise e publicação do toolkit.
  • Dezembro de 2019 – Eventos locais de disseminação de resultados.
  • Abril de 2020 – Conferência de encerramento para disseminação e definição do trabalho de seguimento.

Resultados Esperados - Toolkit

Os resultados finais serão disseminados num conjunto de ferramentas (toolkit) e disponibilizados online para utilização por técnicos de juventude que atuem em outras cidades identificadas como “Shrinking Cities”, e não só. A publicação espera-se que agregue as metodologias de mapeamento desenvolvidas, os resultados dos estudos realizados nos países parceiros, fruto da implementação das metodologias, e as boas práticas de trabalho de juventude recolhidas que contribuam para reduzir os fatores que causam esta problemática.

Encontro de lançamento - "Kick-off"

O encontro aconteceu em Zagreb de 25 a 28 de Novembro de 2018 juntando quatro países para discutir os desafios conectados com o fenómeno das “Shrinking Cities” na União Europeia e a sua adaptação à realidade atual.

Foram três dias intensivos de partilha de ideias e discussão entre os representantes de cada organização parceira onde se definiram os pontos chave, as metas e as tarefas do projeto.

A próxima reunião já está marcada para Janeiro em Weimar, Alemanha, para a definição das metodologias e atividades de mapeamento.

Encontro para a Definição de Metodologias

Em Janeiro de 2019 estivemos reunidos com os especialistas das organizações parcerias do projeto em Weimar (Alemanha).

Foram vários dias focados na definição das metodologias de investigação, sobretudo no estabelecimento de entendimentos comuns entre parceiros sobre as definições de Trabalho de Juventude, do conceito de cidades e centros urbanos, da identificação de contextos de Declínio Urbano – “Shrinking City” -, na definição de perguntas de investigação e terminando com a escolha e adaptação de metodologias práticas e teóricas a serem empregues ao longo dos próximos meses.

O Trabalho em Portugal

Em Portugal o trabalho irá ser focado em dois pontos distintos pelas seguintes organizações:

Youth Coop – A zona de estudo ainda está a ser avaliada.

A UMAR – Viseu: uma região que é identificada como uma zona em decréscimo populacional derivado do constante êxodo populacional para as zonas litorais, em que se estima que seja derivado da reduzida oferta laboral e de estudo existente no concelho. Esta região será alvo de estudo para avaliar quais são os fatores que levam ao decréscimo populacional das faixas etárias mais jovens.

Em ambas as cidades o trabalho será previamente definido em parceria e espera-se no final a reunião e comparação simples (não académica) dos dois casos e das observações recolhidas pelos investigadores com base no trabalho desenvolvido no terreno.

Parceiros e apoios

Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do programa europeu Erasmus+ Ação Chave 2 sobre a coordenação da “Documenta – Centar za suočavanje s prošlošću” e envolve a colaboração conjunta das seguintes oito organizações europeias:

  • Croacia: Documenta – Centar za suočavanje s prošlošću, e Mreža Mladih Hrvatske;
  • Alemanha: Culture goes Europe (CGE) – Soziokulturelle Initiative Erfurt e. V., Stiftung Europäische Jugendbildungs- und Jugendbegegnungsstätte Weimar (EJBW);
  • Portugal: YouthCoop - Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania CRL e UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta Associação;
  • Espanha: Asociación Caminos – Asociación para el intercambio educación y desarrollo social e Colegio Oficial de Doctores y Licenciados en Ciencias Políticas y Sociología de Andalucía.

Mais informações na Plataforma de Resultados de Projetos  do Erasmus+.

Referência do projeto: 2018-2-HR01-KA205-047588

Cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia